Angola - Hoje
Angola acaba de se descobrir um novo país. Com segurança e dinamicidade, o que está levando a uma estabilidade política, econômica e militar. Hoje, o país, está em um dos períodos mais favorável de toda sua história. A guerra que dominou o território por um longo período, agora está no passado. E em apenas alguns anos, o país que estava destroçado pela guerra, conseguiu se reorganizar e reestruturar-se.
Luanda tem todos os aspectos favoráveis a uma cidade com grande potencial de desenvolvimento.
O país é governado pelo presidente José Eduardo dos Santos (MPLA). E a moeda está ganhando forças todos os dias, o que acaba incentivando o consumo entre as populações angolana e estrangeira que residem na capital e nas províncias. A estabilidade política abriu novas oportunidades para se investir nesse país.
O sistema legal baseia-se no mesmo sistema português, mas é fraco e fragmentado.
Se por um lado, Angola se mostra totalmente a favor do progresso. Por outro, alguns aspectos ainda o mantém preso ao título de país ‘subdesenvolvido’. A situação econômica do país torna inviável um apoio governamental efetivo a muitas instituições sociais. Vários investimentos são feitos na área de comércio e da construção civil, mas ainda há hospitais sem medicamentos ou equipamentos básicos, há escolas que não têm livros e frequentemente os funcionários públicos não têm à sua disposição o que necessitam para o seu trabalho. No domínio específico do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, vários especialistas vietnamitas foram enviados para trabalharem em Angola e pesquisadores angolanos, bem como estudantes para fazerem a sua formação superior naquele país asiático.
A construção civil se destaca dentro deste novo contexto socioeconômico. Vários prédios estão sendo erguidos em várias localidades. Diversos produtos alimentícios e eletrônicos já são encontrados no comércio. As demais províncias de Angola, também estão se desenvolvendo, melhorando toda a infra-estrutura necessária para construir uma grande nação.
Angola é rica em vários minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; Possui também jazidas de cobre, magnésio, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina, logo as principais indústrias do território são de cimento e madeira, além do refino de petróleo. O setor da construção civil é atualmente responsável quase 30% dos investimentos externos no país.
A Saúde de Angola é classificada entre as piores do mundo. O país está localizado na zona endêmica de febre amarela. Além do alto nível de cólera. Desnutrição afetada cerca de 40% das crianças abaixo de cinco anos de idade.
O estado atual das províncias carece de alguma intervenção de investimento privado em quase todos os setores, em especial os projetos ligados à agricultura, água, energia, turismo e hotelaria.
Assim, todos os aspectos sociais, econômicos e políticos são favoráveis ao progresso, é preciso apenas, mais incentivo do governo no desenvolvimento de diversos setores.
É assim que Angola apresentará a sua nova realidade ao mundo: que todos trabalhando hoje, para todos crescerem juntos amanhã.
A Angola é um país que antigamente foi colônia de Portugal adquiriu sua independência em 1975. A Angola é o segundo maior produtor de petróleo mesmo assim a sua população vive em situação de extrema pobreza só pra ser ter uma idéia a expectativa de vida da população e de 44 anos para as mulheres e a dos homens 42, eles também têm um alto nível de analfabetismo, Durante a Guerra Civil Angolana (1975-2002), aproximadamente metade de todas as escolas foi saqueada e destruída, levando o país aos atuais problemas com falta de escolas professores mal qualificados e que trabalham ate por três turnos, existem vários problemas não só na área de educação mais na saúde também. Sobre a política da Angola devemos destacar dois partidos políticos importantes o MPLA (Movimento Popular de Libertação da Angola) foi um movimento de luta pela independência da Angola que acabou se transformando em um partido político depois da independência o (UNITA )União Nacional para a Independência Total de Angola e um partido angolano, fundado em 1966.As primeiras eleições desde 1992 aconteceram em setembro de 2008 dando a vitoria a MLPA que já governava desde 1975 sendo assim considerado uma fraude no sistema mais as eleições continuaram validas estão previstas novas eleições para esse ano de 2010.
0 comentários:
Postar um comentário